No filme ‘memórias póstumas de Brás Cubas’, destacam-se quatro mulheres, mulheres essas que passam pela vida dele, todas com diferentes formas de pensar, de agir, de ver as coisas, porém todas ficaram na memória de Brás Cubas. Duas com interesses e com ambições, ligadas ao dinheiro e a jóias, e as outras simples. Todas lindas, tirando o fato de uma ser coxa, e a outra ser prostituta, vestiam se muito bem , eram sensuais, ou pelo menos algumas eram, e as outras pelo simples fato de serem como eram , deixavam-nas, talvez a maior arma que usavam, ora pra conseguir dinheiro , ora pra ser bem vista na sociedade, e algumas humildes, ingênuas , querendo apenas que fossem notadas, por apenas seus pensamentos .
• Marcela:Apresentava um comportamento ousado , dotado de sensualidade ,ambiciosa e interesseira , era uma prostituta de elite , que baseava seu relacionamento com Brás no dinheiro , nas jóias que recebia.
• Eugênia: Era uma moça de bons costumes , passa a imagem de serenidade;tranqüilidade , é educada , bonita mas coxa. Brás se encanta pela moça, mas não dá continuidade ao relacionamento, exatamente por ela ser coxa.
• Nhá Loló (Eulália): Outra moça de bons costumes, calma, educada, de família, se relaciona com Brás Cubas, após o envolvimento do rapaz com Virgília, seria uma moça ideal para se casar com Brás, porém acaba morrendo de febre amarela aos 19 anos.
• Virgília: Foi o grande amor de Brás , era uma mulher ambiciosa que casou-se por interesse , e mesmo gostando de Brás Cubas não rompia seu relacionamento pois não queria perder seu prestigio na sociedade , já que seu Marido era grande deputado.