domingo, 26 de setembro de 2010

Filme


Memórias póstumas é um filme brasileiro de 2001, do gênero comédia dramática, dirigido por André Klotzel, e com roteiro baseado na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
A trama do filme começa com o enterro de Brás Cubas, um malandro e bon-vivant do Rio do século 19. Seu "fantasma", então, resolve fazer uma retrospectiva dos episódios que marcaram sua vida: o nascimento, a infância, os romances, as desilusões, a morte. Apesar de seguir ordem cronológica, desde o nascimento até sua morte, Brás inicia seu relato com seus últimos momentos, para só depois contar sua biografia..

Percebe-se que pequenas adaptações foram feitas do livro para o filme, sem, porém, qualquer perda para o ritmo da história. Exemplo disso é o uso do termo espectador em vez de leitor, já que Brás Cuba faz seu relato de forma pessoal, como se conversasse com o leitor/espectador.
Boa parte do texto empregado no filme constitui-se de citações literais de Machado de Assis. A fotografia é de Pedro Farkas e a direção de arte é de Adrian Cooper. A trilha sonora é de Mário Manga.
O filme não só retrata à sociedade do seu tempo, mas também mexe com espectador levando a profundas reflexões sobre atos praticados quase naturalmente no dia-a-dia. E além de retratar e divertir o filme faz com que os espectadores pensem e reflitam e assim consigam, de alguma maneira, crescerem como pessoas, como seres humanos. Não tendo uma vida como Brás Cubas com o falso brilho que a riqueza pode dar, mas inútil do ponto de vista humano.

Elenco


Reginaldo Faria - Brás Cubas e seu fantasma
Petrônio Gontijo - Brás Cubas jovem
Marcos Caruso - Quincas Borba
Stepan Nercessian - Bento Cubas
Viétia Rocha - Virgília
Débora Duboc - Dona Eusébia
Otávio Müller - Lôbo Neves
Walmor Chagas - Dr. Vilaça
Sônia Braga - Marcela
Nilda Spencer - Dona Plácida
Joana Schnitman - Mãe de Virgília

Nenhum comentário:

Postar um comentário